AJUDE-NOS A EVANGELIZAR!CONTRIBUA CONOSCO DEPOSITE SUA CONTRIBUIÇÃO:agencia 0041 conta 12250-8 Banco Itaú.DEPOSITE QUALQUER QUANTIA DEUS ABENÇÕE VC E TE DÊ EM DOBRO PELA SUA DOAÇÃO!!!agencia 0041 conta 12250-8 Banco Itaú

WEB RÁDIO

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Por onde anda Pe. Roberto Lettieri?




Pe. Roberto Lettieri
Pe. Roberto Lettieri é o sacerdote fundador da  Fraternidade Filhos da Probreza do Santíssimo Sacramento que ficou conhecida como Toca de Assis. O padre pregava retiros por todo o país e tornou-se afamado de santidade pela piedade com a qual celebrava a Missa. Desde 2008, no entanto, afastou-se da mídia e não se apresenta publicamente, bem como não dirige mais sua fundação.
Diante da pergunta onde está padre Roberto e das inúmeras especulações que surgiram em torno de sua imagem, a irmã Maria Madalena, OCD, escreveu uma carta que foi replicada no blog Guarda Roupa esclarecendo, em partes, a situação do religioso.
No início  Freira relata o pesar pelas mentiras ditas e espalhadas sobre a situação do padre. Muitas davam conta de desequilíbrio mental. “Isto é uma afirmação muito GRAVE E MUITO SÉRIA, a que não tem confirmação nem no comportamento dele nem em laudos médicos. É muito triste difamar um Ministro do Senhor com estas e outras acusações falsas e pesadas”, escreve a religiosa.
Espalhou-se que pe. Roberto não celebrava mais a Eucaristia. Mentira, segundo a irmã. “o Padre nunca deixou de celebrar a Santa Missa um só dia. Não foi suspenso das Ordens, e celebra da mesmíssima forma do seu costume, TODOS OS DIAS, na capela da Bom Pastor. Os poucos filhos que participam percebem que celebra com o mesmo ardor, fervor e amor de sempre o Santo Sacrifício, com a mesma duração, como se tivesse diante de 10.000 pessoas! Muito embora, nunca tenha se importado com a quantidade de pessoas presentes”, desabafa.
“acusação”
Em seguida a freira explica qual seria a “acusação” com fundo de verdade feita contra o sacerdote. “A única “acusação”, se eu posso usar essa palavra, está em que “levou o povo a idolatrar sua própria imagem”, diz e relata as consequências. “por causa disso alguns bispos pediram que não se apresentasse em manifestações públicas. E por fim, com o desenrolar do discernimento da Igreja, na semana retrasada, D. Bruno pediu que o Conselho dos Irmãos administrasse o Instituto masculino, colocando à frente o Ir. Gabriel, por 1 ANO. Já o ramo feminino continua tendo à frente a Ir. Maria dos Anjos”, esclarece.
Na sequência da carta irmã Maria Madalena expressa a tristeza pela situação do fundador mas relembra que não é o primeiro a ficar afastado de sua fundação na história da igreja.  A conjuntura pode ser um desígnio divino que eleva alguns às honras da cruz. “.Foi um desígnio de Deus que o Pe. Pio não celebrasse mais publicamente, porque era grande o incômodo que aquela multidão causava na capela, no convento e na cidade? Sim, certamente. Foi um desígnio de Deus que Santa Paulina fosse afastada como fundadora da Congregação que fundou, e proibida de permanecer na cidade da Casa Geral? Sim, certamente. Foi um desígnio de Deus que Santo Afonso de Ligório fosse “expulso” pelos próprios filhos da Congregação que fundou, os Redentoristas? Sim. E não me alongarei a falar da vida daqueles a quem Deus elevou à Cruz, juntamente com Seu Filho Amado. Aqueles que dão frutos, o Senhor poda para que dê mais fruto! Como são as podas da Vinha de Cristo? A Igreja não eleva seus filhos às honras dos altares sem antes ter elevado-os às honras da Cruz. Por isso, mesmo que não entendamos, acompanhemos com reverência o que a Santa Igreja, no momento, determina”, sentencia.
A religiosa termina a carta convidando todos a orar pelos sacerdotes. “Rezemos, caríssimos, pelos sacerdotes, precisam muito de nossas orações…Caminhemos unidos na oração uns pelos outros, segurando a tocha da fé e da confiança em Deus”, conclui.
Aparição na TV
No início deste ano padre Roberto  apareceu em uma reportagem do RJ-TV sobre a ajuda aos flagelados das  enchentes que devastaram Petrópolis e Nova Friburgo. Na ocasião, com semblante de alegria, o sacerdote ajudava às vítimas. “Vou ficar aqui uns dias suficientes, assim que… que for necessário, pra tentar dar a minha parte né, do coração, porque eu não consegui ficar vendo pela televisão somente. Como sacerdote, agente tem que… todos os cristãos, todas as pessoas humanas né, agente setiu no coração isso. Eu vim pra cá e tô feliz, podendo colaborar com o pessoal mais sofrido dessa tragédia” , disse ao repórter.
Confira o vídeo da reportagem:
Situação atual
Hoje, Pe. Roberto encontra-se na Diocese de Campinas logo depois de ter feito retiro de um ano em Jerusalém. Leia abaixo carta de dom Bruno sobre a situação do sacerdote e da Toca de Assis.
Carta de Dom Bruno a respeito da situação atual da Toca de Assis e do Padre Roberto
Com alegria apresentamos aqui uma declaração oficial de Dom Bruno Gamberini, Arcebispo de Campinas e principal responsável pela Toca de Assis na Igreja.
Ele apresenta o posicionamento da Igreja a respeito da Toca de Assis, seu carisma e seu fundador. Manifesta todo apoio que a Igreja, por meio de seus bispos, tem nos dado neste momento.
É para todos nós um incentivo e um estímulo nos desafios que surgem a cada dia.
Estarei transcrevendo abaixo o texto da carta na integra, e depois do texto uma cópia digitalizada da carta com o timbre e o carimbo da Arquediocese e a assinatura do Arcebispo e dos Ministros Gerais.
À familia Toca de Assis, aos Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, leigos, acolhidos, benfeitores, sacerdotes, amigos e outros interessados.
Caríssimos filhos e filhas da Igreja, venho apresentar-lhes um posicionamento sobre a situação da Fraternidade Toca de Assis e seu fundador:
1 – Os Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, Institutos religiosos também conhecidos como Toca de Assis, é uma obra meritória, nascida do coração de Jesus e que goza de pública estima e grande apoio dos bispos do Brasil. Dão testemunho fiel da Igreja adoradora do Santissimo Sacramento e amorosa servidora dos pobres sofredores.
2 – Pe. Roberto Lettiere possui diante de Deus e dos homens, méritos inegáveis das Obras de Misericórdia, voltadas para os pobres e da difusão da adoração ao Santíssimo Sacramento, que são as colunas dessa familia religiosa fundada por ele.
3 – No início de 2009, Pe Roberto foi afastado do cargo de Ministro Geral dos Filhos da Pobreza. Desde então não atua no governo do instituto, seja em Conselho Geral, em Capítulo ou em quaiquer outras formas de participação. Assumiu como novo Ministro Geral, juntamente com seu conselho, Irmão Gabriel do Verbo de Deus, missão que desempenha até os dias de hoje, no instituto masculino. No instituto feminino continua como Ministra Geral a Irmã Maria dos Anjos do Mistério da Cruz.
4 – Padre Roberto solicitou-me a permissão para recolhimento no eremitério franciscano do Getsêmani, em Jerusalém, local que permaneceu por livre vontade, até final de maio de 2010, quando retornou ao Brasil. Desde então, por motivos pessoais, encontra-se em residência particular na Arquediocese de Campinas, sendo pessoalmente por mim acompanhado.
Sendo assim toda a Toca de Assis vem passando por um importante processo de reestruturação, onde pela graça de Deus, tem se tornado mais madura, sólida e estável. A Igreja por meio de seus bispos, tem dado todo o apoio necessário e tem acompanhado de perto cada passo dado. A Igreja tem reconhecido a autenticidade deste carisma e a beleza do florescer do Amor de Deus nesta Família religiosa, tão especial aos seus olhos e aos de Jesus.
Apoiem a Fraternidade Toca de Assis, rezem por esta família e auxiliem em suas necessidades!!!
Campinas-SP, 30 de julho de 2010.
Assinam a carta Dom Bruno Gamberini (Arcebispo Metropolitano de Campinas), Irmão Gabriel do Verbo de Deus (Ministro Geral dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento) e Irmã Maria dos Anjos dos Mistérios da Cruz ( Ministra Geral das Filhas da Pobreza do Santissimo Sacramento)
Confira vídeo com fotos de Pe. Roberto Lettieri em Jerusalém.
Também em uma matéria dia 22/04/11,sobre  a terra santa produzida pelo Jornal Hoje, da rede Globo de Televisão, o frade foi filmado. Assista ao vídeo.
(o último vídeo foi uma dica do leitor do blog e internauta Lucas Lemos)

Nenhum comentário: